LOADING

Type to search

Geral

Descubra qual a importância do médico da família!

O médico da família é um especialista que pode passar despercebido ou ainda ter sua especialização confundida com outras áreas de atuação médica, como por exemplo, o clínico geral.

A diferença entre eles é que o clínico geral atua buscando a solução do problema que levou o paciente até o hospital e não possui especialidade, ao contrário do médico da família.

Esse médico é fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e pode ser aquele que acompanhará você desde a gestação até a terceira idade. Por isso, é chamado de médico da família e comunidade.

O que faz um médico da família e comunidade?

O médico da família e comunidade é responsável por cuidar e acompanhar os pacientes, independentemente da idade, buscando principalmente a prevenção de doenças no organismo.

Por oferecer assistência geralmente por anos, consegue muitas vezes obter sucesso na prevenção de diversas doenças. Claro que, quando necessário, atua em conjunto com outras especialidades tendo como objetivo a qualidade de vida do paciente.

O médico da família atua com um olhar voltado não só à doença e solução dela, mas também para o paciente como um todo. Visando encontrar possíveis causas que podem ter relação com o histórico familiar. Além do meio social ao qual está inserido e relações psicológicas com a doença.

Quais pessoas ele atende?

O médico dessa especialidade atende todas as pessoas da família e da comunidade. Dessa forma, tem como pacientes idosos, crianças, adolescentes e adultos, independentemente do gênero e classe social.

Apesar de tratar uma mesma família, por exemplo, atende e traz um tratamento individualizado para cada integrante. Afinal apesar de contar com uma carga hereditária, cada pessoa pode revelar sintomas e diagnósticos diferentes.

Qual o seu principal objetivo?

Por não ter como objetivo avaliar apenas um órgão, o médico da família tem preparo para tratar sobre outras doenças. Além de ser responsável pela saúde como um todo. Por isso, realiza e trata, por exemplo:

  • Check-up;
  • Reabilitação;
  • Promoção da saúde;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças respiratórias;
  • Corrimento;
  • Prevenção de doenças;
  • Saúde Mental

Além disso, busca entender a forma como o paciente vê a vida e quais hábitos alimentares e de rotina possui. Os medos, as angústias e qual a qualidade de vida que tem dentro do ambiente em que ele vive.

Tem todo o cuidado e atenção, além de um papel fundamental para que cada pessoa seja respeitada de acordo com suas crenças, pensamentos e estilo de vida, com foco na saúde e prevenção.

Por que contar com um Médico da Família na Gastroclínica?

O médico da família na Gastroclínica Cascavel tem papel fundamental no atendimento conjunto a outras especialidades. Afinal, é o responsável por identificar os primeiros sinais de doenças ou problemas que devem ser resolvidos.

Além disso, não é um médico buscado apenas quando há sintomas e dores em órgãos específicos. São indicados para o acompanhamento frequente do paciente. Desta forma, encontra-se na Gastroclínica com o objetivo de avaliar a saúde do paciente de forma humanizada e buscando sempre agir sobre a prevenção.

Quando falamos em doenças e problemas gastrointestinais, muitos deles podem ter ligação direta com o desenvolvimento dos hábitos de vida que o paciente assume com o passar do tempo.

Nesse sentido, é fundamental e importante para a orientação sobre a qualidade dos alimentos ingeridos. Além do preparo, da prevenção do desenvolvimento de vícios que tem influência sobre algumas patologias, como por exemplo, cigarro e bebidas alcoólicas.

Além é claro, da orientação para a prática de atividades físicas que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, associado a outras ações eficazes.

Conte com um especialista preparado!

Se você quer contar com um especialista de confiança que indicará outros médicos, se necessário, também de confiança e com credibilidade na área da saúde, conte com o apoio e o acompanhamento de um médico da família e comunidade.

Ele pode influenciar e auxiliar no tratamento e nas mudanças de hábitos para que muitos problemas e consequências graves que venham a aparecer com o passar dos anos, possam ser evitados.

Agora a Gastroclínica Cascavel conta com esse médico em nossa equipe de especialistas, por isso, não deixe de agendar a sua consulta e ter uma experiência efetiva de atendimento, tratamento, diagnóstico e acima de tudo, prevenção.

médico da família

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *