LOADING

Type to search

Geral

Endocrinologista, entenda tudo o que precisa saber

Quando falamos em doenças hormonais, qual especialista vem à sua cabeça? Se for o endocrinologista você está certo. Esta é uma especialidade extremamente importante para o acompanhamento da sua saúde.

A assistência desse especialista pode ser recomendada em casos pré e pós-cirúrgicos com o objetivo de manter uma análise e observação referente às possíveis reações que o corpo pode vir a ter. Além de ser fundamental dentro do acompanhamento multidisciplinar de algumas doenças, como por exemplo a obesidade.

O que é endocrinologia?

A endocrinologia é uma especialidade médica responsável por avaliar, acompanhar e tomar providências sobre as necessidades hormonais do organismo. É uma área muito abrangente e que trabalha com todos os setores do corpo.

Assim, alterações hormonais que vão da garganta até o dedo do pé, são avaliados por um endocrinologista.

Toda e qualquer modificação nas glândulas que afetam a liberação dos hormônios, ou se essas substâncias estão sendo produzidas em maior quantidade do que o normal, são problemas que o médico deve estar atento e, por isso, engloba diversas doenças.

Principais doenças

Algumas doenças são mais comuns ou então mais fáceis de entender a sua relação com os hormônios e o acompanhamento do endocrinologista.

  • Obesidade: Doença responsável pelo acúmulo de gordura no organismo, que pode ter relação hormonal, quando falamos em ganho de peso e metabolismo. O endocrinologista poderá atuar no auxílio da absorção de nutrientes pelo organismo.
  • Diabetes: Causada pelo excesso de açúcar no sangue, acontece pela ausência ou baixa produção da insulina. Nesse caso, o tratamento gira em torno da produção dessa glândula.
  • Tireoide: O seu mau funcionamento pode causar uma série de problemas no organismo como a queda de cabelo, alterações no peso, entre outros. Por ser uma glândula, o tratamento é responsável por equilibrar a produção e liberação dos hormônios.
  • Problemas de crescimento: Problemas relacionados às crianças, atua-se com o equilíbrio dos hormônios responsáveis por esse fator extremamente importante na vida do ser humano.
  • Excesso de pelos: Reação causada por algum tipo de alteração na produção hormonal. Nas mulheres pode ser a causa de grande quantidade de hormônios masculinos.

 

Qual a sua importância?

O endocrinologista, por ser responsável pelos fatores hormonais e metabólicos do organismo, além de ser um especialista que atua diretamente no tratamento de doenças, como as citadas acima, é uma assistência necessária em procedimentos cirúrgicos.

Imagine que você se submeterá a uma cirurgia e não possui um médico acompanhando as reações que seu corpo terá pós-cirurgia e nem antes do procedimento, dessa forma, você não tem um aval sobre como está seu organismo e muito menos, noção se está apto para a cirurgia.

O endocrinologista auxilia no emagrecimento?

Quando falamos em doenças de ganho e perda de peso, como a obesidade e a tireoide por exemplo, sim, o endocrinologista auxilia no emagrecimento. Mas claro, de forma totalmente diferente de um nutricionista ou educador físico.

Por lidar diretamente com os hormônios, quando o tratamento gira em torno do equilíbrio dessa substância, é o endocrinologista o médico apto para essa situação.

Diferentemente de um nutricionista que auxilia no emagrecimento com dietas e um educador que prepara atividades e exercícios físicos para a queima de calorias e que tem seu serviço ligado diretamente com o emagrecimento, o endocrinologista atua de forma indireta, ou seja, ao tratar de problemas hormonais e metabólicos a perda de peso torna-se uma consequência.

Quais profissionais podem trabalhar nessa área?

Para o acompanhamento, tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas aos hormônios e metabolismo, a união de especialidades é um ponto chave para algumas doenças.

Dessa forma, entende-se uma equipe multidisciplinar composta por:

  • Cirurgiões
  • Endocrinologistas
  • Psicólogos
  • Nutricionistas
  • Educadores Físicos

 

endocrinologista

Quando devo procurar um endocrinologista?

Sempre que você sentir que algo no seu corpo está errado, quando falamos em peso, glândulas, crescimento de pelos e queda de cabelos, você deve entrar em contato com um endocrinologista.

Assim como qualquer outro especialista, o endocrinologista é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para as possíveis interferências que devem ser realizadas caso seja diagnosticado alguma alteração.

Com qual frequência devo consultar?

A frequência de consulta pode variar de acordo com cada caso, doença e tratamento. Alguns com mais gravidade podem ser exigidos acompanhamentos mais próximos, enquanto quadros clínicos mais leves, podem contar com um espaço de tempo maior.

Mas acima de tudo, é importante estar atento ao seu organismo e aos sinais que ele manifesta, assim você poderá ter um diagnóstico precoce e um resultado positivo com mais efetividade.

 

 

Visite o especialista!

Alerta: Nenhum diagnóstico da internet substitui ou tem a credibilidade de uma avaliação médica com um especialista.

Agora você já pode reconhecer os sinais do seu corpo e cuidar ainda mais da sua saúde, estando atento e disposto a procurar uma solução efetiva para sua vida, assim pode viver e envelhecer com tranquilidade.

 

 

Tags:

You Might also Like

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *